terça-feira, 19 de maio de 2009

Meritocracia?



Ontem, durante minha aula de Economia, meu professor estava comentando sobre os efeitos da tributação. E, ao mesmo tempo, fez uma crítica ao sistema utilizado pelo Brasil.




Para quem não conhece, são 2 os efeitos:




- Progressivo: Quanto > a renda ou propriedade > imposto.




- Regressivo: Quanto <> imposto.




Ou seja, no primeiro caso um indivíduo que possui uma casa de R$500.000 paga uma alíquota maior de IPTU do que um indivíduo que possui uma casa de R$100.000.


Esse sistema (Progressivo) é o utilizado nos países da Europa.




Já no Brasil, nós utilizamos o sistema Regressivo, onde a alíquota é a mesma para os dois indivíduos.




Ok! Mas onde quero chegar com isso?




A questão é que, na visão socialista de meu professor, o segundo sistema é injusto, pois ele acha que a pessoa que tem a renda menor, acaba sendo afetada, proporcionalmente falando, de forma mais direta do que a pessoa com renda maior.


Ele também pensa que utilizando o sistema Progresivo, o país teria uma melhor distribuição de propriedade, posto que muitos deixariam de adquirir várias propriedades pelos altos impostos que não valeriam a pena.




Porém tenho uma visão um pouco diferente.




É justo que, um indivíduo que teve a oportunidade de estudo, que conseguiu "subir na vida", tenha que pagar mais impostos apenas porque possui uma conta bancária mais avantajada?


Se essa visão fosse mesmo implantada, acabariamos com o capitalismo, afinal a intenção do mesmo é o acumulo de riquezas. E esse fim, só é obtido por meio de Mérito!




O Art 5º, Caput, da Constituição diz que todos são IGUAIS perante a lei. Sendo assim, a cobrança de impostos de acordo com a renda é um ato INCONSTITUCIONAL, e injusto.




Além disso, existe outro ponto, muitos (inclusive Eu) pregam o desenvolvimento por meio da educação, contudo imaginem que dedicação nossas crianças mostrarão enquanto estudam se souberem que quando se formarem, terão as mesmas posses que os colegas que não se esforçaram.



Sendo assim, se esse sistema for mesmo implantado, nós viveremos em um país de CDHU e PAC, onde todos terão casas iguais, terão os mesmos carros, terão a mesma vidinha monótona, não haverá empregos, afinal não serão mais necessários engenheiros, arquitetos, projetistas e etc, pois tudo será igual, não será necessária a inovação. Não haverá nem mesmo os peões de fábrica, pois não haverá concorrência entre empresas. Viveremos assim numa CUBA de maior território.


E o Conhecimento adquirido não valerá de nada. O esforço para ser aprovado em uma universidade pública, também não. O tempo que você deixou de curtir uma balada, de tomar uma cerveja com os amigos, de curtir seu namorado, para estudar, para trabalhar e etc, NÃO VALERÁ NADA.




Logo, muitos podem achar que esse sistema é o correto, então façam o seguinte, Cruzem vossos braços e esperam que o sucesso, ou melhor, o DINHEIRO caia dos céus.




Abraços.


terça-feira, 12 de maio de 2009

Privilégios!

Assistindo ao noticiário hoje me deparei com um fato vergonhoso: "Deputado com carteira retida desde o ano passado, por mais de 130 pontos, se envolve em acidente matando 2 jovens!"
Isto me envergonhou, mas o que me deixou indignado foi o fato de que não houve exame de sangue no deputado, contudo os jovens foram examinados.
Quando questinado sobre o motivo, o delegado afirmou que seria necessário que se apresentasse uma autorização para o exame, entretanto os jovens foram examinados sem a mesma.
A questão não é apenas o aparente preconceito da polícia com os jovens, posto que existe a má fama de que jovens são todos irresponsáveis e etc. Mas o que me chamou a atenção foi o privilégio dado ao deputado.
Isso me levou a pensar sobre os outros privilégios que outros membros do Legislativo, Executivo e até mesmo do judiciário possuem.
Exemplos disto estão por toda a parte. Ultimamente temos visto farras com TUDO dentro da Câmara e do Senado. Todavia, o que mais clama por atenção é o que acontece no judiciário, posto que é esse o setor que deveria fazer justiça, mas não fazem.
Para que entendam o que quero dizer, procurem saber como funciona o TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. Quando se chega lá, o que mais se vê são carros pretos com motoristas. Esses são os carros destinados aos DESEMBARGADORES.
Para que possa haver uma comparação, colocarei um exemplo francês:
Na França, a SUPREMA CORTE (última instância do Poder Judiciário) possui apenas 1 carro oficial para uso de membros, e o mesmo é utilizado pelo PRESIDENTE da Suprema Corte. O Vice-Presidente vai para o trabalho de METRÔ.
Já no Brasil, o TJ, que não chega nem a ser a última instância, possui vários e vários carros. Detalhe: no estado de São Paulo existem 360 desembargadores.
Em um programa que assistia ontem, o apresentador disse:
"Dizem que o melhor emprego do mundo é ser zelador de uma ilha paradisiaca. Mas o melhor emprego do mundo na verdade, é ser parlamentar no Brasil. Pois, eles decidem os sálarios que terão, tem dezenas de privilégios, e etc!"
Ele só cometeu 1 erro nessa frase.
E o erro dele é o mesmo de muitos brasileiros. Este erro é o fato de olharmos apenas para o que os Politicos fazem (quando olhamos) e nos esquecermos dos outros Poderes.
O nosso sistema só funciona se os 3 poderes funcionarem em sintonia e de forma CORRETA e JUSTA.
"O Direito sem Justiça, é apenas Crime Organizado" (Sto Agostinho)