terça-feira, 12 de maio de 2009

Privilégios!

Assistindo ao noticiário hoje me deparei com um fato vergonhoso: "Deputado com carteira retida desde o ano passado, por mais de 130 pontos, se envolve em acidente matando 2 jovens!"
Isto me envergonhou, mas o que me deixou indignado foi o fato de que não houve exame de sangue no deputado, contudo os jovens foram examinados.
Quando questinado sobre o motivo, o delegado afirmou que seria necessário que se apresentasse uma autorização para o exame, entretanto os jovens foram examinados sem a mesma.
A questão não é apenas o aparente preconceito da polícia com os jovens, posto que existe a má fama de que jovens são todos irresponsáveis e etc. Mas o que me chamou a atenção foi o privilégio dado ao deputado.
Isso me levou a pensar sobre os outros privilégios que outros membros do Legislativo, Executivo e até mesmo do judiciário possuem.
Exemplos disto estão por toda a parte. Ultimamente temos visto farras com TUDO dentro da Câmara e do Senado. Todavia, o que mais clama por atenção é o que acontece no judiciário, posto que é esse o setor que deveria fazer justiça, mas não fazem.
Para que entendam o que quero dizer, procurem saber como funciona o TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. Quando se chega lá, o que mais se vê são carros pretos com motoristas. Esses são os carros destinados aos DESEMBARGADORES.
Para que possa haver uma comparação, colocarei um exemplo francês:
Na França, a SUPREMA CORTE (última instância do Poder Judiciário) possui apenas 1 carro oficial para uso de membros, e o mesmo é utilizado pelo PRESIDENTE da Suprema Corte. O Vice-Presidente vai para o trabalho de METRÔ.
Já no Brasil, o TJ, que não chega nem a ser a última instância, possui vários e vários carros. Detalhe: no estado de São Paulo existem 360 desembargadores.
Em um programa que assistia ontem, o apresentador disse:
"Dizem que o melhor emprego do mundo é ser zelador de uma ilha paradisiaca. Mas o melhor emprego do mundo na verdade, é ser parlamentar no Brasil. Pois, eles decidem os sálarios que terão, tem dezenas de privilégios, e etc!"
Ele só cometeu 1 erro nessa frase.
E o erro dele é o mesmo de muitos brasileiros. Este erro é o fato de olharmos apenas para o que os Politicos fazem (quando olhamos) e nos esquecermos dos outros Poderes.
O nosso sistema só funciona se os 3 poderes funcionarem em sintonia e de forma CORRETA e JUSTA.
"O Direito sem Justiça, é apenas Crime Organizado" (Sto Agostinho)

2 comentários:

Fidalgo disse...

nossa..muito bom o q vc escreveu kra...e realmente eh uma vergonha esses "privilégios"

Mônica Posso disse...

Ohh mais um blog pra eu acompanhar XD
te adicionei nos meus blzinha?

Muito bem escrito o texto, é uma vergonha para nós brasileiros tudo isso que acontece, temos que parar com o conformismo e arregaçar as mangas e fazer algo a respeito.