sexta-feira, 27 de março de 2009

PIRATARIA

Sempre fui contra a Pirataria, por motivos capitalistas e etc. Contudo, hoje me deparei com uma apologia à mesma que me fez refletir.

Durante uma aula, um de meus professores, disse ser à favor da mesma. E expôs à sala um único argumento, sendo que esse me tocou profundamente e me mostrou como minha visão era Egoísta.

O argumento usado era o seguinte:

"Como um trabalhador, ganhando 1 salário mínimo (R$465,00), pode se dar ao luxo, de quando seu filho lhe disser que quer assistir à um filme ou ler um livro ou ouvir um CD, de pagar R$60,00 em um DVD?"


E este argumento é aceitável pois:

É direito constitucional à todo Cidadão o acesso ao Lazer (Art. 6º, Caput, CF), onde entende-se também, acesso à Cultura.
        Muitos defendem o progresso por meio da educação, entretanto a educação (que também é direito constitucional) tem como parte de sí a cultura. Afinal, de que adianta que a criança seja um gênio, se não puder ouvir o som de "Pra Não Dizer que Não Falei de Flores"?
Enquanto isso, os que se dizem contra a pirataria, são os que lucram sem a mesma. Quantos helicópteros, por exemplo, possui um cantor de renome? Quantos carros importados?
Portanto, Sejamos um pouco menos egoístas.

E para os que dizem que só sabemos criticar, proponho soluções:
Ou, diminui-se o valor de produtos originais, para que todo cidadão tenha acesso, ou aumenta-se o Valor do Salário Mínimo que, pela CLT, deve atender apenas às necessidades como higiene, alimentação, moradia e transporte, ou seja, a própria CLT se mostra inconstitucional quando formulando o piso salárial de todos os Brasileiros, não atende à todos os seus direitos.

Esse é o ponto de vista de uma mente soube ouvir e aceitar mudanças.

Espero que, no caso de sua mente estar também aberta à essas mudanças, que ajude fazendo sua parte e divulgando essa opinião. Afinal de contas, o que seria de Sócrates, se seus discípulos não tivessem divulgado seus ensinamentos?

"Uma mente que se abre à novas idéias, Nunca retorna à seu tamanho original" (Albert Einstein)
 

3 comentários:

Fidalgo disse...

muito bom o post kra... mas eu sempre fui a favor da pirataria...quem nunca baixou um arquivo de musica, um programa pela net... e além disso..sou contra os direitos autorais...acho q todos deviam ter acesso.. mas quem sabe isso um dia mude....ja começou pelo menos!

Unknown disse...

Agradeço Fidalgo.

Um dos pontos pelo qual eu era contra, como eu citei, era a visão capitalista, pois o artista/autor/ator trabalhou para que a obra fosse feita/divulgada. Mas, de que adianta só a nata ter acesso ao mesmo.
Eu, se tenho condições de comprar, eu compro o original para valorizar o trabalho do artista, mas quando não tenho condições, não vou deixar de ler/assistir simplesmente porque disseram que é crime.

Crime é impedir o acesso à cultura!

Publicados da Clau disse...

Adorei o link q vc fez!
Excelente!